Conceitos
Fases
Concepção e Alinhamento Estratégico
Esta fase inicia com o envio do documento de oficialização da demanda (DOD) da Área Requisitante para Área de TI, que irá verificar o alinhamento estratégico da demanda com os instrumentos estratégicos do órgão e, caso não esteja alinhada, irá devolver o DOD à Área Requisitante para que, após a estimativa de custo preliminar do projeto de software realizado pela Área de TI, a mesma solicite a mudança do PDTI ao Comitê de TI. O comitê de TI irá analisar a possibilidade de incluir a demanda não planejada e, caso seja viável, atualizará o PDTI. Caso esteja alinhado estrategicamente, a Área de TI irá elaborar o termo de abertura einiciar o projeto.
Especificação e Dimensionamento
Esta fase destina-se ao entendimento e dimensionamento da demanda de software através da definição do escopo do produto, da modelagem de negócio e do levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais. Conhecendo melhor a demanda, será possível decidir sobre a viabilidade ou não do projeto de software. Recomenda-se que a especificação e o dimensionamento sejam feitos pelo órgão, que é o gestor da informação, ou por uma empresa diferente da que irá desenvolver o software.
Estratégia de Desenvolvimento
Essa fase destina-se a escolher a estratégia de desenvolvimento (desenvolvimento interno,
produção colaborativa ou contratação) mais adequada para o desenvolvimento ou manutenção
do software. Após escolhida a estratégia de desenvolvimento, será avaliado qual a melhor
metodologia de desenvolvimento de sistemas e qual a infraestrutura e sustentação necessários
para que o software funcione corretamente no ambiente de produção. A figura abaixo ilustra o
fluxo descrito acima.
Desenvolvimento
É a fase onde é iniciada a execução do projeto de acordo com o que foi planejado nas fases anteriores.
Implantação e Estabilização
Aqui dá-se a efetiva implantação do software (adequado ou desenvolvido) em seu ambiente de produção, para o seu uso efetivo, estabilizando a solução de acordo com o ambiente de execução e o retorno dos usuários. No caso de uma implantação modular, a implantação e estabilização se dará de acordo com as definições do cronograma elaborado na fase de Desenvolvimento.
Sustentação e Evolução
Consiste na manutenção da saúde do sistema (incluindo, mas não limitado à processos de backup de dados, segurança de acesso e outros), o suporte continuado aos usuários e o atendimento de novos requisitos que surgem do próprio uso e mudanças de processos no ambiente de trabalho.
Eixos de Trabalho
Os eixos de trabalho são áreas de conhecimento que são essenciais ao pleno
desenvolvimento, manutenção (evolutiva, adaptativa e corretiva) e uso do software.
Objetivo dos Eixos de Trabalho
Alinhamento Estratégico
Promover o alinhamento da necessidade do software com as necessidades de negócio do órgão descritas nos seus instrumentos estratégicos, como por exemplo: Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), Estratégia Geral de Tecnologia da Informação(EGTI), Planejamento Estratégico Institucional (PEI) do órgão e outros.
Gestão de Projetos
Promover uma adequada gestão dos projetos. Os processos de gestão de projetos serão mapeados tendo como referência a Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP-SISP). A metodologia do SISP foi baseada nos conceitos do PMBOK.
Produção Colaborativa
Desenvolvimento conjunto de software, ou seja, processos que promovam o levantamento de requisitos comuns a mais de um órgão para que possam desenvolver ou contratar um software colaborativamente. Aqui também busca-se identificar se uma solução já foi desenvolvida e pode ser adotada ou adequada.
Gestão de Contratação
Promover o conjunto de boas práticas para contratações de soluções de TI. Os processos da gestão de contratação serão baseados e alinhados com a instrução normativa IN MP/SLTI nº 04/2010 e no Manual de Contratações de Soluções de Tecnologia da Informação.
Engenharia de Software
Desenvolvimento e manutenção de sistemas baseado nas melhores práticas difundidas no mercado e na literatura, e em metodologias utilizadas por órgãos e entidades da Administração Pública Federal, como, por exemplo, o processo unificado, normas NBR ISO/IEC 12207, NBR ISO/IEC 15504 e outros.
Gestão de Segurança
Desenvolvimento seguro de software que envolve tanto a segurança do ambiente de desenvolvimento quanto da aplicação desenvolvida. Além disso, visa preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, através do estabelecimento de políticas, práticas e processos.
Gestão de Infraestrutura
Construir um ambiente que tenha a capacidade necessária para prover serviços e uma estrutura adequada ao desenvolvimento de software.
Gestão de Sustentação
Planejamento das condições necessárias para que o software
desenvolvido seja mantido, operado e evoluído de forma
sustentável e viável.
Para diferenciar os eixos na modelagem de processos, foram utilizadas cores:
• Vermelho: Alinhamento Estratégico;
• Amarelo: Gestão de projetos;
• Marrom: Produção Colaborativa;
• Cinza: Gestão da Contratação;
• Azul: Engenharia de Software;
• Laranja: Gestão de Segurança;
• Roxo: Gestão de Infraestrutura;
• Verde: Gestão de Sustentação.