Iniciar Conteúdo Principal

Cerca de 50 técnicos de órgãos da Administração Direta já receberam qualificação sobre o uso da plataforma

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) -  em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) - promoveu, nos dias 04 e 05/07, o 2º Workshop da Plataforma de Análise de Dados – GovData. A capacitação aconteceu na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e reuniu profissionais de diversos órgãos de governo.

A iniciativa tem como principal objetivo difundir a Plataforma, otimizar o monitoramento de políticas públicas, facilitar a análise da concessão ou pagamento de benefícios e também simplificar a oferta de serviços públicos - esta é a segunda turma de técnicos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

A qualificação, além de apresentar o que é o GovData e seus componentes, abordou a exploração das bases de dados disponibilizadas, a construção de consultas de dados simples e complexos, o cruzamento de dados entre bases e o uso de ferramentas de análise estatística. A oficina tem carga horária de 8h/a, divididas em dois períodos de 4 horas, e estão sendo realizada na Escola Virtual ENAP.

Sobre o GovData

A Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData) tem o objetivo de simplificar o acesso, compartilhamento e avaliação de gestores públicos a diferentes dados governamentais. A nova plataforma é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789, que dispõe sobre o compartilhamento de bases de dados na administração pública federal.

No novo ambiente digital, será possível ter acesso a diferentes bases de dados, infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e também às ferramentas necessárias para realizar o cruzamento de informações. Tudo isto em uma única plataforma. A solução possibilita auxilia o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, permite o reúso das informações, racionaliza o gasto público e amplia a oferta de serviços públicos digitais.

Visite a página do GovData e saiba mais sobre o assunto.

Outras dúvidas, enviar e-mail para: govdata@planejamento.gov.br

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/noticias/governo-federal-promove-2o-workshop-de-introducao-ao-govdata 

01:22 PM, 10 Jul 2017 por Central de Serviços e Suporte do SISP - C3S Link Permanente

Adicionar comentário