Iniciar Conteúdo Principal

Evento em parceria com a Enap contou com servidores de 11 órgãos públicos para análise da nova ferramenta

Servidores de 11 órgãos públicos participaram nesta semana do 1º Workshop de Blockchain do governo federal, encerrado nesta sexta (28). O evento foi uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para apresentar a tecnologia aos servidores públicos dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

O uso da Blockchain – estrutura de dados relacionada à moeda virtual Bitcoin – permite, por exemplo, transações de valores, registro e transferência de bens e imóveis, prontuários médicos de pacientes e base unificada de registro de identidades.

 

Fizemos uma abordagem introdutória sobre o assunto para que os órgãos pudessem conhecer esta tecnologia e avaliar a aplicabilidade dela na solução de seus problemas em políticas públicas”, explicou Angelino Caputo, secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MP.

Entre os órgãos participantes estavam o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Fazenda (MF), Banco Central do Brasil (BCB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Para Caputo, outro intuito do evento é motivar o debate sobre novas tecnologias no governo. “A Blockchain é uma ferramenta emergente, nossa visão é a de prospectar possibilidades de aplicação nos serviços públicos, beneficiando a sociedade”, explica.

Em breve, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/MP) fará um segundo evento sobre o tema. ​

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/noticias/planejamento-realiza-1o-workshop-de-blockchain-do-governo-federal-1 

12:02 PM, 31 Jul 2017 por Central de Serviços e Suporte do SISP - C3S Link Permanente

Adicionar comentário