Conceitos
A WikiSISP está organizada conforme a estrutura do Modelo de Governança de TIC do SISP, que consta no Guia de Governança de TIC do SISP.
Modelo de Governança de TIC do SISP
O modelo está estruturado sobre os conceitos de práticas e condicionantes. O modelo apresenta 10 (dez) práticas cuja realização é importante para que se aprimore a governança de TIC na organização.
As práticas dizem respeito aos principais assuntos e temas relacionados à governança de TIC e estão diretamente associadas ao papel da alta administração na governança de TIC dentro do contexto organizacional. As práticas são:
- Prática 01 - Envolvimento da alta administração com iniciativas de TIC;
- Prática 02 - Especificação dos direitos decisórios sobre TIC;
- Prática 03 - Comitê de TIC;
- Prática 04 - Riscos de TIC;
- Prática 05 - Portfólio de TIC;
- Prática 06 - Alinhamento Estratégico;
- Prática 07 - Sistema de comunicação e transparência;
- Prática 08 - Conformidade do ambiente de TIC;
- Prática 09 - Monitoramento do desempenho da TIC; e
- Prática 10 - Avaliação do uso da TIC.
Cada prática contempla os seguintes elementos e suas respectivas informações:
- Descrição: descreve o conceito da prática, apresentando sua definição e seus objetivos;
- Referências para implementação: apresenta um conjunto de referenciais teóricos que poderão ser consultados para a implementação da prática. Contempla legislação, normas, materiais e guias do SISP, jurisprudência, modelos de boas práticas e literatura;
- Estruturas organizacionais: descreve as estruturas organizacionais - ou funções equivalentes - do órgão ou entidade associadas à implementação da prática;
- Serviços, infraestrutura e aplicativos: descreve os serviços de TIC, infraestrutura tecnológica, bem como os aplicativos associados à implementação da prática;
- Papéis envolvidos: apresenta os principais papéis e responsabilidades envolvidos na implementação da prática;
- Condicionantes: descreve os fatores internos e externos que, de alguma forma, influenciam - favorável ou desfavoravelmente - a implementação da prática.
- Dicas para implementação: apresenta um conjunto de orientações para que os principais fatores críticos de sucesso (FCS) relacionados à implementação da prática sejam atingidos;
- Principais práticas relacionadas: apresenta os principais relacionamentos entre a prática em questão e as demais práticas que compõem o modelo de governança de TIC; e
- Principais produtos e artefatos relacionados: apresenta os principais produtos e artefatos resultantes e/ou necessários à implementação da prática.
Ressalta-se que o rol de informações listadas para os elementos não é exaustivo e poderá ser atualizado.
Mais materiais sobre Governança de TIC podem ser encontrados na página Governança de TIC do SISP.
Quadros de Referência para Governança e Gestão de TIC
No topo da página do quadro de referência para Governança de TIC estão relacionados os princípios a serem observados nas atividades de governança e gestão de TIC. E posteriormente estão listados os princípios legais e de boas práticas que também devem ser observados.
A maioria das informações dos quadros possuem links para obtenção mais detalhes.
Somente é obrigatório o cumprimento dos dispositivos normativo-legais. A adoção dos frameworks e de todos os outros itens relacionados nos quadros NÃO é obrigatória.
Dicas
As referências para implementação possuem dicas com o resumo do normativo. Para ver a dica, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o link, como na figura a seguir:
Os guias e manuais do SISP estão destacados com o logotipo do Sistema, conforme a figura a seguir:
Dúvidas e/ou sugestões podem ser enviadas para a Central de Serviços e Suporte do SISP - C3S.